1 min read

A importância da preservação das árvores

A importância da preservação das árvores

As árvores nativas brasileiras estão ligadas à história e ao desenvolvimento econômico do nosso país. Segundo o Instituto Brasileiro de Florestas (IBF), os diferentes climas, relevos e solos presentes no Brasil proporcionam que o território brasileiro seja a base da flora mais rica do mundo.

No dia 03 de maio, o Brasil comemora o Dia Nacional do pau-brasil, árvore que originou o nome do país e se tornou seu símbolo. Em 1978 essa árvore foi declarada patrimônio nacional, através da Lei nº 6.607 tendo sua data oficial dia 3 de maio. Infelizmente o pau-brasil (Paubrasilia echinata) está desde 1992 na lista brasileira de árvores com risco de extinção, um constante alerta para a conscientização da preservação desta e demais espécies arbóreas.

As plantas nativas são responsáveis pela manutenção do ecossistema, pois garante o bom funcionamento das florestas, a sobrevivência e conforto da fauna local, a qualidade do solo, da água e de vários outros aspectos.

Já as plantas exóticas como o eucalipto e o pinus são responsáveis por aproximadamente 90% de toda a madeira produzida para fins industriais no País, como a produção de papel, móveis, postes e mourões, entre outros. Além disso, aliviam a pressão e a degradação de ecossistemas naturais e contribuem para o fornecimento de biomassa florestal, lenha e carvão de origem vegetal.

Os plantios de árvores desempenham importante papel na prestação de serviços ambientais: evitam o desmatamento de hábitats naturais, protegendo assim a biodiversidade; preservam o solo e as nascentes de rios; recuperam áreas degradadas; são fontes de energia renovável e contribuem para a redução das emissões de Gases causadores do Efeito Estufa por serem estoques naturais de carbono.