A importância de medir a gestão ambiental

A gestão ambiental objetiva administrar as atividades humanas, para que estas visem a sustentabilidade, utilizando os recursos naturais de maneira racional e assim, não agredindo o meio ambiente. Uma das formas de realizar esse gerenciamento é através do licenciamento ambiental

O licenciamento ambiental trata-se de um instrumento de prevenção e fiscalização, que segundo a Política Nacional do Meio Ambiente Lei Federal n° 6.938/1981, pelo qual é instituído, consiste em um procedimento administrativo pelo qual o órgão competente licencia a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos ou atividades que possam causar poluição ou degradação ambiental.

As licenças ambientais assim como outros documentos de gestão ambiental precisam ser renovadas. O atraso nas renovações causam complicações com a Lei e podem acarretar em multas para o empreendimento e até mesmo a paralisação ou fechamento das atividades. Portanto, é grande a responsabilidade dos profissionais da área que precisam dedicar tempo de trabalho para checar as datas de validade destes documentos e garantir a renovação dentro do prazo estipulado.

A utilização de métricas na gestão ambiental é importante pois auxilia esses profissionais, proporcionando uma maior organização e controle da produtividade, mais garantia no planejamento com base nos resultados e consequentemente maior ganho de tempo.

A CAQUI é uma ferramenta que garante todos esses benefícios gerenciando todas as licenças ambientais e apresentando o percentual de licenciamento e condicionantes atendidas, além de possuir alertas de prazos de validade.