1 min read

Conservação do Solo

Conservação do Solo

O solo é o habitat de variados organismos, sendo responsável por sustentar diversas formações florestais e desempenhar diversas funções no ecossistema. Além disso, o solo é a base dos sistemas de produção, seja ela agrícola, de criações de aves, suínos e bovinos, ou de qualquer outra atividade produtiva.

A preservação desse recurso natural é uma obrigação da sociedade, tendo em vista a importância que o solo possui, no entanto, não é isso que ocorre. O que vivenciamos é a perda de terras aráveis devido às más práticas agrícolas, secas e também as inúmeras ações antrópicas de exploração inadequada dos recursos naturais, como a retirada da vegetação nativa.

Os efeitos da falta de conservação do solo não são vistos a curto prazo, mas a longo prazo ficam claras as consequências que isso causa, tornando ainda mais difícil reverter a situação.

A conservação do solo consiste em um conjunto de técnicas e práticas agrícolas para evitar a degradação, erosão e esgotamento do mesmo. Algumas dessas práticas são a rotação de culturas, plantio de adubos verdes, sistema plantio direto, entre outros. A conservação do solo aumenta a sua qualidade, tornando o rendimento mais elevado e, consequentemente, também o lucro obtido.

A legislação ambiental é muito importante para a conservação do solo, todas as atividades que usam diretamente recursos naturais, como solo estão sujeitas ao licenciamento ambiental. Desta forma os danos ao meio ambiente são minimizados e, ao mesmo tempo, garante-se o desenvolvimento social e econômico do país.