1 min read

ODS com foco no meio ambiente

ODS com foco no meio ambiente

   Os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), os quais a ONU pretende atingir até o ano de 2030, possuem causas relevantes e de grande importância para alcançar um mundo melhor em diversos aspectos.
Os ODS podem ser divididos em quatro temas principais que seriam: social, ambiental, econômica e institucional. A social está relacionada às necessidades humanas, como saúde, educação, melhoria da qualidade de vida e justiça. A ambiental trata-se da preservação e conservação do meio ambiente, com ações como a reversão do desmatamento, proteção da biodiversidade e das florestas, combate à desertificação, uso sustentável dos recursos marinhos até a adoção de medidas contra mudanças climáticas. A econômica aborda o uso e o esgotamento dos recursos naturais, a produção de resíduos, o consumo de energia, entre outros. E a institucional diz respeito às capacidades de colocar em prática os ODS.

   Ao considerarmos o tema ambiental, há três objetivos que estão diretamente relacionados com o meio ambiente e suas dores, que são:

13. Ação contra a Mudança Global do Clima: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos;

14. Vida da Água: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;

15. Vida Terrestre: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

    Através da sustentabilidade ambiental é possível fazer o uso dos recursos naturais de forma responsável, para garantir que estes continuem existindo e possam ser aproveitados pelas gerações futuras.