Reciclagem

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a reciclagem é um processo de reaproveitamento de um material descartado por meio da transformação em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou novos produtos.

É importante mencionar que antes da reciclagem devemos reduzir o consumo e reutilizar os materiais consumidos, conforme a ordem estabelecida na Política dos 3 R 's (reduzir, reutilizar e reciclar) que surgiu na Conferência da Terra, realizada no Rio de Janeiro, em 1992.

Reduzir: conter o consumismo, pois quanto maior for a compra de novos produtos, mais materiais serão descartados. A redução deve abranger tanto a utilização de produtos quanto o racionamento de recursos, como água, energia e combustíveis, práticas que impactam positivamente na economia e refletem na minimização dos danos causados pela geração de lixo e poluição do meio ambiente.

Reutilizar: reaproveitar garrafas plásticas, caixas ou qualquer outro material, dando a eles novas utilidades, como o artesanato, evitando o acúmulo de lixo. Essa prática reduz a quantidade de matéria-prima, energia e água usadas para fabricar novos produtos, diminuindo o descarte de bens de consumo e consequente poluição do meio ambiente.

Reciclar: transforma e reintegra materiais à cadeia de produção e consumo. Apesar de ser muito importante e necessário, a reciclagem é o último passo devido ao fato de que boa parte dos materiais não são efetivamente reciclados e acabam indo parar em aterros sanitários, contribuindo para a geração de gases e poluição do meio ambiente. Além disso, deve-se levar em consideração que ainda existem muitos lixões, onde os lixos são jogados sem nenhum cuidado com a impermeabilização do solo e os problemas ambientais que podem ser causados.

Segundo notícia publicada no site do Fórum Internacional de Resíduos Sólidos (FIRS), os resíduos jogados em “lixões”, além de emitirem gases do efeito estufa, também poluem as águas subterrâneas e o solo, sendo que a decomposição dos resíduos pode levar décadas após a sua desativação aumentando o potencial de contaminação. Depois de poluírem as águas subterrâneas, os poluentes seguem pelo lençol freático até atingirem as águas superficiais, modificando as espécies aquáticas e a saúde humana.

Vantagens da Reciclagem:

  • Diminuição da poluição da água, do solo e do ar;
  • Redução da acumulação progressiva de resíduos;
  • Reaproveitamento dos materiais;
  • Melhoria da qualidade de vida da população;
  • Geração de empregos;
  • Formação e desenvolvimento da consciência ecológica;
  • Valorização da limpeza pública das cidades;
  • Responsabilidade social e ambiental;
  • Utilização racional dos recursos naturais.

Referências:

https://firs.institutoventuri.org.br/pt/?utm_source=sendinblue&utm_campaign=Est_chegando_a_hora_Garanta_sua_presena!&utm_medium=email